quinta-feira, 5 de maio de 2011

Big ou Small Block?

Big Block ou Small Block? Como diferenciar uma categoria de outra?
Para quem não sabe, essas são designações dadas para motores V8 (oito cilindros, dispostos em duas bancadas unidas pelo virabrequim, com formato de 'V'); por razões óbvias, o termo "Small Block" denota motores grandes.Ahn?!? Tá doido? Se "Small Block" é sinonimo de motores grandes, "Big Block" é sinal de quê? MOTORES ENOOOOORMEEEES!

Você acha que seu Fiat Palio Fire 1.0 (um litro de deslocamento interno dos pistões) anda legalzinho? Espere só para ver um tal Ford Maverick roxo aspirado que roda por São Paulo com pneus diagonais, rollcage e nada menos que DOIS carburadores quadrijet sugando ar e mijando gasolina de alta octanagem aos montes, alimentando um motor que tem um bloco 302" (5,0 litros de deslocamento) como base -tenho minhas dúvidas se foi convertido a 331 ou 350 (5.5 e 5.8, respectivamente). E ISSO É APENAS UM SMALL BLOCK...Aaah, detalhe: o seu pasPalio Palio rende algo entre 50 e 65cv, ao passo que esse Maverick rende 'apenas' 550cv de potência. No boost, no spray, ALL MOTOR.

Já que estamos indo para a ala da ignorância automotiva, sugiro que dê uma volta (e me convide) num Dodge Challenger R/T 440 Six Pack, com um 'motorzinho' de meros 7,2L... juro que prefiro nem imaginar o quanto um treco desses deve render quando bem preparado...o verdadeiro MindFuck automobilístico...FFFFUUUUUUUUUUUUU!


Bom, de volta à discussão inicial: como diferenciar os BB's dos SB's? É uma discussão beeem complicada. Considera-se, por exemplo, um motor de 6,7L já um BB, pois seu bloco é enorme. Entretanto, ao usar-se um motor Chrysler 318 (5,2L) como base e trocando-se o virabrequim original por outro mais 'cursado', atinge-se facilmente os mesmos 6,7L. EM UM SMALL BLOCK. Além disso, o motor LS-não-sei-das-quantas do Corvette mais possante possui absurdos 7,0 de deslocamento interno, cabendo num dos menores blocos de V8 que a indústria já viu. MELDELS.

Bom, esses foram os exemplos mais extremos... porém dá para ter uma noção de que não existe um parâmetro muito certo para separar os BB's dos SB's. Minha opinião pessoal -e que uso como regra própria para fins meramente taxonômicos- é de que motores até 400c.i.d. (aproximadamente 6,5L; c.i.d. é acrônimo anglicano para volume em polegadas cúbicas) sejam considerados Small Blocks, enquanto os que possuírem deslocamento superior a isso sejam taxados como Big Blocks.


Considerações finais que não têm nada (ou quase) a ver com o texto:

-Odeio Fiat;
-Palio é carro de professor de Geometria Analítica;
-Palio não anda;
-Seu Palio 1.4 pode levar uma benga do meu Celta VHCE 1.0, é só agendar;
-"Nada substitui polegadas cúbicas", apesar de eu ter um carro 1.0;
-Só ando de 1.0 por que não tenho dinheiro para comprar um V8, seja BB ou SB;
-Eu dirijo melhor que você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário