quarta-feira, 25 de maio de 2011

[Rusted.Inc.] O motivo de eu gostar de carros velhos.

Pô, fulano tem grana pra comprar um carro 'da hora', mas preferiu enfiar mó grana naquela jabiraca véia dele...nada a ver, mano!


Muitos estranham o fato de eu gostar de carros antigos, e até mesmo velhos, mal cuidados. Porém, há muitas coisas por trás disso, não é simplesmente um gosto. Tem a ver com estilo e identidade, com algo muito mais forte que uma tendência qualquer.




Começo minha explicação pelo fator menos importante: estilo. Como diria o conhecido slogan, "Old school/Old is cool". Disse tudo. Além do mais, o poder dos mortos é quem governa e dá autoridade aos vivos, pois tudo repousa na TRADIÇÃO, como diria o professor Olney Assis em seu discurso sobre Poder. Ora, a modinha dos muscle cars atuais é toda baseada nas 'barcas' dos anos 60 e 70, logo, se não fosse pelos famigerados V8, esse tal de Bumblebixa Bumblebee Camaro transexual Transformers não existiria e a General Motors não teria uma melhora absurda em sua imagem. Não é o caso do Mustang, que nunca deixou de existir, mas isso não vem ao caso. Bom, é cool usar coisas antigas, demonstra atitude e desapego de merdas modernas, ao passo que retrô chega a ser meio gay, dependendo do caso.

Fator mais importante: identidade. Eu sou uma pessoa um tanto 'antiga', tradicional, avessa a mudanças. Nasci numa época em que mal existiam freios ABS, surgiam os primeiros airbags e a segurança passiva não era lá essas coisas. Em 1992, ainda existia Opala -mesmo sendo substituído no mesmo ano pelo Omega- e o último Fusca brasileiro saiu em 1996. Meu carro, um Chevrolet Celta 2010, é descendente DIRETO do Opel Corsa B, o "Corsinha Kinder Ovo", lançado no Brasil no início dos anos 90. Foi um carro moderníssimo à época de seu lançamento, mas hoje é ultrapassado, assim como seu sucessor, o Celta (o Corsa C pertence a um segmento superior no mercado), que mantém as mesmas qualidades e defeitos, além de usar grande parte das peças usadas pelo irmão mais velho. Isso mostra que eu me identifico com essas tranqueiras, elas são como eu: se está indo bem do jeito que está, para quê inventar? Em time que está ganhando, não se mexe...



Como eu disse no post "Gasolina nas veias", a graça -e emoção- de um carro de décadas passadas (ou baseado num projeto antigo) é justamente a pureza: nada interfere na relação entre piloto e carro, é tudo puro e sincero. É coisa para "cabra macho", homem que honra seus cojones.




Gosto de tudo que é puro, roots. Nunca fui chegado em batidas e caipirinhas, repugno carros elétricos, não sou o maior fã de "touch screen", não curto música eletronica e AMO música ao vivo, não curto muito direção hidráulica (a menos que ela se faça necessária, então prefiro a menor assistência possível), freios ABS, controles eletrônicos de tração, estabilidade e blablabla. Sou grande fã de muscle cars, carburadores, cervejas tradicionais, frenagens ao estilo treshold braking, celulares com teclado, tenho o contato humando como algo indispensável, sou bem tradicional quanto a relacionamentos, entre outras coisas. Faz parte da minha personalidade gostar de pureza e tradição.



Assim, não se pode esperar algo diferente quanto ao meu gosto por carros. Se tivesse muito dinheiro, por exemplo, não se veria em minha garagem porcarias como Bimmers 120i, Honda Civic 'comum', Peugeots 300-e-cacetada, Toyota Hilux, Kia Soul, Hyundai i30 gay. Com certeza, veria-se algo como Audi-Porsche RS2, Maverick V8, Opala, Fusca, Dodjes V8, Rams antigas, Omega nacional, Audi RS4 da primeira geração, entre outros modelos roots. Quase todos com câmbio manual e os poucos automáticos seriam tão brutos que uma caixa manual seria ineficiente. Raw, roots, rock.




Espero, sinceramente, que tenham entendido esse fascínio por carros antigos. É 1h da manhã e minha estrutura textual já foi para o saco, portanto perdoem a falta de organização e o vocabulário pobre.
Uma boa noite a todos, já que amanhã tem dog's life de novo ;)
Abraços.

Um comentário:

  1. Bacana seu Blog, eu sou mais Harlões e Dodjões, como se dizia antigamente: "Mopar or No Car" Sucesso pra ti!

    ResponderExcluir