sábado, 4 de junho de 2011

[V8 FTW] O dia em que uma Dakota enfernizou a vida de uma SLK 55 AMG

Mais um episódio com o famigerado Belt's: desta vez, nossa coadjuvante foi uma Dodge Dakota R/T CE 5.2 V8 '01, conservadíssima, impossível de se dizer que se trata de um carro de dez anos de uso. O psicopata automobilístico veio a minha cidade com a picape, a qual apelidamos carinhosamente de "Jaca" e, lá pelos idos da meia noite de sexta para sábado, decidimos descer à praia para curtir um pouco a serra com a Dodge.



Sobre o carro: a picape de médio porte possui um motor  longitudinal, 8 cilindros em V a 90°; bloco e cabeçote de ferro fundido; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 99,3 x 84,1 mm. Cilindrada: 5.218 cm3. Taxa de compressão: 8,9:1. Potência máxima: 232 cv a 4.400 rpm. Torque máximo: 41,6 m.kgf a 3.200 rpm. Injeção multiponto seqüencial. UFA! Faz um belo de um estrago, mesmo se considerarmos a massa do veículo, que chega bem próxima das duas toneladas. Este motor é, em princípio, o mesmo 318" utilizado nos Dodjões antigos, apenas com algumas modificações para modernizá-lo. Toda essa usina de força é conectada às rodas traseiras através de uma transmissão automática de 4 velocidades (do tipo 3+1overdrive) com alavanca na coluna de direção. Partindo da imobilidade, a Jaca chega aos 100km/h em pouco mais de 8s, o que é muito rápido, e atinge 190km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. É um muscle car com caçamba. Para quem não acredita, segue vídeo com 0-100 dela.










O carro está inteiramente original, com exceção do upgrade feito nos faróis dianteiros, por modelos importados e mais eficientes, já com Xenon integrado.


Bom, falemos da trip. Meia noite, montamos no bode rumo a "Bertijoga". Estrada livre, com ressalva feita para algumas almas penadas dirigindo isoladamente com sua mediocridade rumo à praia: cenário perfeito para a Jaca entrar em ação e mostrar seu rebolado! Faço questão de elogiar a tocada do Belt's, uma vez que sua pilotagem nesta ocasião foi exemplar, digna de nota. Quem conhece a rodovia Mogi-Bertioga e já cumpriu o traçado a bordo de uma picape potente de tração traseira sabe do que se trata: é coisa pra cabra-macho. A despeito das quase duas toneladas e dos pneus de uso misto -sem esquecer do centro de gravidade nas alturas- Belt's manejou o carro como se fosse um sport compact, fazendo as curvas em alta velocidade e sem sair dos trilhos. Confesso que é algo um tanto assustador contornar o traçado desta rodovia numa picape de forma rápida, mas é algo "acostumável".



Chegamos ao litoral numa velocidade um tanto outlaw. Não tínhamos intenção de descer à praia nem parar para fazer nada, então decidimos voltar, para curtir a subida de serra, que prometia diversão. Sem pudor nenhum, Belt's realizou uma manobra obscenamente power: encostou a jaca cuidadosamente no acostamento, esterçou toda a direção para o lado esquerdo, selecionou a posição drive na alavanca de câmbio e pisou fundo. Eu me senti dentro de um liquidificador de couro e plástico enquanto a R/T fazia uma perfeita conversão de 180º fritando os largos pneus no asfalto de forma brutal! Simplesmente FODA!


Começa a escalada: logo no início, aparece um corno com um Gol GV 1.6 na nossa cola, "apertando" para ultrapassar. Coitado, mal sabia com quem estava mexendo: Belt´s tira o pé e encosta um pouco para a direita, para o virgem emparelhar, e lhe serve um belo kick down de acelerador: duas marchas reduzidas de uma só vez e um belo salto da Jaca gigante faz o Golzinho comer poeira, repetidas vezes. Essa foi a única visão que ele teve da Jaca:


(nice ass baby... wanna f*ck?)

Pouco após esta humilhação da qual fomos algozes, subíamos a serra, calmos e tranquilos, quando surge uma luz azulada no retrovisor, em posição bem baixa, tentando forçar uma ultrapassagem por fora da curva. "Muitcho lóki", ele não vai conseguir, obviamente...V8 318", mais um kick down e lá vamos nós: uma pequena sequência de curvas vencida sem que o carrinho conseguisse nos ultrapassar, por mais que tentasse.
Eis que, numa reta, o motor dele falou mais alto: encostamos à direita e ele passou acelerando forte com um ronco borbulhante de V8 no escape. Ao que o carro passa, eu e Belt's gritamos histericamente em uníssono: "AAAA EEEEMEEEE GÊÊÊ!!!!!CARAAAAAALHOOOOOO!!!!!" Ahn?! Isso significa que os dois idiotas acabaram de dar trabalho para uma Mercedes-Benz SLK 55AMG V8, beeem forte...e dar trabalho para um monstrinho desses significa que a Jaca merece um prêmio! Sensação melhor que essa, de picape dando trabalho para esportivos famosos, só se fosse de carro 1.0... foi algo realmente espantoso!

Como nem tudo são flores, problemas de percurso já atingiram nossa querida Jaca: ela caiu, certa feita, numa vala funda oculta pela lama num dia chuvoso em estrada de terra, mera fatalidade que rendeu pequeno prejuízo ao Belt's. Acontece...








2 comentários:

  1. Esse 0-100 tá mais pra 9,5s e olhe lá. E tenha certeza que o AMG estava tranquilo aos seus 2500rpm quando vcs acharam que estavam dando trabalho. kkkkk

    ResponderExcluir